Trabalho para nota e reposição e ausência

1. (0,5) Cite duas características dos anfioxos, pertencentes ao táxon Cephalochordata, que são utilizadas para embasar as relações filogenéticas com os vertebrados. Em que se baseia a denominação do táxon? Diga em qual etapa do desenvolvimento embrionário é reconhecida a  característica que denomina o táxon e descreva como esta característica se origina embriologicamente.

 2. (0,5) Em abril de 2003, freqüentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a pauladas um tubarão mangona. As espécies animais que causam medo, repulsa ou estão associadas a superstições são inapelavelmente sentenciadas à morte. Cobras, aranhas, morcegos, escorpiões, arraias, marimbondos, sapos, lagartos, gambás e, claro, tubarões, morrem às dezenas, porque falta à população um nível mínimo de conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia alimentar e nos ecossistemas.

            (Adaptado de Liana John, “Sentenciados à morte por puro preconceito”. http://www.estadao.com.br/ciência/ecos/mai/2003).

 

a) As arraias pertencem ao mesmo grupo taxonômico dos tubarões. Que grupo é esse? Dê uma característica que permite agrupar esses animais.

 b) Sapos e lagartos pertencem a classes distintas de vertebrados. Dê três características que permitem diferenciar as duas classes.

 3. (0,5) A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados envolveu algumas importantes modificações adaptativas morfológicas e fisiológicas. Em relação a esse processo,

a) cite duas características comuns aos répteis, às aves e aos mamíferos, que possibilitaram a conquista definitiva do ambiente terrestre.

 b) apresente duas razões pelas quais os anfíbios adultos, embora possam se locomover em terra, ainda não possuem total independência do meio aquático.

 4. (0,5) Os répteis, assim como as aves e os mamíferos (exceto os aquáticos), são vertebrados que habitam o ambiente terrestre e nele se reproduzem, diferenciando-se dos anfíbios que, apesar de passarem parte da vida no ambiente terrestre, dependem do meio aquático para a reprodução.

Em relação aos répteis:

a) CITE e COMENTE uma característica que eles possuem, que lhes permite realizar a reprodução fora da água.

 b) Qual seu sistema de respiração típico?

 5. (0,5) Quais são as características anatômicas das aves que as tornam mais aptas para o vôo? Cite pelo menos cinco.

 6. (0,5) O ornitorrinco vive perto da água e nela se locomove utilizando as membranas existentes entre seus dedos. Seus filhotes se desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno, e se alimentam lambendo uma secreção láctea que escorrem nos pêlos do ventre da mãe. A boca do ornitorrinco é dotada de um bico achatado com o qual ele pega o alimento no lodo do fundo do rio.

a) A que classe pertence o ornitorrinco?

 b) Cite duas características mencionadas no texto que justifiquem essa classificação.

Prof. Fernando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: